» Noticias

Visita Técnica à Muqui

Noticias (02/09/11)  No último dia 27 de agosto, bem cedinho, os alunos da EMPAO PETROBRAS, professores e coordenadores, já aguardavam a partida para Muqui, cidade ao sul do Espírito Santo.
Conta a história que a colonização de Muqui teve início por volta de 1842 quando aristocratas mineiros e fluminenses, vindos do Vale do Paraíba, buscavam terras férteis para o plantio do café. No final do Século XIX aconteceu a construção da Estrada de Ferro Leopoldina, e sua respectiva Estação, fazendo surgir em suas margens a cidade. Neste período o Município de Muqui atingiu o seu auge econômico, sendo, inclusive, o maior produtor de café do Brasil no ano de 1901.
A pujança econômica, resultante da atividade cafeeira, teve grandes reflexos na arquitetura do Município que mantém preservadas as características originais das construções da época. A riqueza do Sítio Histórico de Muqui é indiscutível, conservando o maior acervo da arquitetura Eclética do Brasil. São mais de duzentos imóveis entre casas, palacetes, igrejas e prédios públicos que foram tombados pelo Conselho Estadual de Cultura.
Também no meio rural a riqueza arquitetônica está representada pela Fazenda Santa Rita e pela fazenda dos Andes, construídas no século XIX e que se mantém rigorosamente fiéis à sua concepção original.
Por estes motivos, que não são poucos, a direção da Empao Petrobras escolheu esta cidade para a segunda visita técnica do ano. A viagem foi um sucesso! Foram visitadas várias casas e palacetes, a Igreja Matriz e a Fazenda Santa Rita, que nos proporciona de volta ao passado. A impressão que nos deu foi a de que o tempo por lá não passa.
Além da arquitetura fantástica, do carinho de seu povo em receber e das guloseimas fabricadas no local, a riqueza do folclore também encanta.
Foi uma viagem de aprendizado e congraçamento. A alegria de todos era contagiante... Sabendo ainda mais do eclético, barroco, bem material e imaterial, chegamos ao nosso ponto de partida, cansados, porém com um cansaço de felicidade por termos apreendido muito mais.
Deixamos uma sugestão: se você não conhece Muqui, não perca mais tempo. A Igreja Matriz é linda, os Jardins encantam e a água pura desce das montanhas especialmente para recepcionar os turistas...









ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
© 2011, Instituto Goia - Todos os direitos reservados