» Noticias

Curiosidades dos Patrimônios Monitorados Pelo Visitar

Noticias (12/08/14)  
Igreja de São Gonçalo
 
A Igreja de São Gonçalo é carinhosamente chamada de Igreja dos casamentos duradouros e felizes, pois acredita-se que os casamentos realizados nesta igreja duram anos a fio e geram vastas famílias.

Catedral Metropolitana de Vitória
 
A Catedral Metropolitana de Vitória demorou cinquenta anos para ser construída. As obras tiveram início em 1920, depois da demolição da antiga Matriz de Nossa Senhora da Vitória, e terminaram, entre paradas e retomadas, em 1970.

Theatro Carlos Gomes

As colunas de ferro fundido do antigo Melpômene foram utilizadas na construção do Theatro Carlos Gomes para a sustentação dos balcões e galerias. As colunas de ferro ainda hoje fazem parte do conjunto arquitetônico do interior do teatro.

Convento de São Francisco

Este monumento que começou a ser construído no século XVI abrigou diversas entidades de interesse das autoridades civis devido ao abandono e ociosidade do prédio durante o século XX. O prédio abrigou o orfanato Cristo Rei, a Rádio Capixaba, entre outras entidades.

Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo
 
Assim como o Convento de São Francisco, o Convento do Carmo também foi utilizado por várias entidades devido ao abandono e decadência decorrentes da proibição de formação de noviços religiosos. O poder público assumiu o edifício e o utilizou para várias finalidades, inclusive como quartel militar.

Capela de Santa Luzia
 
É a edificação mais antiga da cidade de Vitória que continua erguida. Foi construída no século XVI em pedras e cal de ostra sobre uma rocha. Tem estilo arquitetônico colonial e frontão e altar barrocos e serviu como capela particular da Fazenda Santo Antônio de Duarte de Lemos.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário
 
Dentre os sete patrimônios monitorados pelo Visitar, a Igreja do Rosário é a que foi erguida em menor tempo: dois anos, apenas. A construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi iniciada em 1765. A estrutura principal foi concluída em dois anos, com a mão de obra escrava negra.



ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
© 2011, Instituto Goia - Todos os direitos reservados