» Noticias

Festa de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção

Noticias (12/08/14)  

Após Tríduo realizado entre os dias 14 e 16 de agosto às 19:30 na Igreja de São Gonçalo, acontecerá, no dia 16 (sábado), a Procissão luminosa de Nossa Senhora da Boa Morte pelas ruas do Centro Histórico de Vitória, retornando à Igreja de São Gonçalo.

No Domingo (17/08) será realizada a missa solene na Igreja de São Gonçalo às 10 horas. Às 17 horas sairá a procissão de Nossa Senhora da Assunção da Igreja de São Gonçalo em direção à Catedral, onde será celebrada uma missa às 18 horas. Por fim, a imagem de Nossa Senhora da Assunção retornará, em procissão, à Igreja de São Gonçalo logo após a missa.

“Na procissão de Nossa Senhora da Boa Morte, a linda imagem sai em andor e enfeitada com flores naturais, carregada por alunos da EAMES – Escola de Aprendizes de Marinheiros do Espírito Santo, convidados pela diretoria, para fazerem o percurso programado em apenas algumas ruas, a fim de não prejudicarem o trânsito atualmente intenso. No passado era feito pelas principais artérias da ilha enfeitadas com folhas de mangueiras e flores dando com isso um cunho intenso de religiosidade. Viam-se ainda nas janelas das residências em cujas ruas desfilavam as procissões, devoto de Maria Santíssima, que se aprimoravam no enfeite, constantes de flores naturais, presas em toalhas e colchas ricamente bordadas, em homenagem à Virgem, de quem esperavam em troca bênçãos eficazes sobre os seus respectivos lares.

A procissão de Nossa Senhora de Assunção celebrando festivamente sua assunção ao Céu, em seu andor também cuidadosamente ornamentado e membros da Venerável que cantando e rezando dão testemunho de fé inabalável, confiando aos poderes da Santa Mãe de Jesus, Virgem Puríssima, Nossa Mãe Universal.

A procissão em seu per curso e no seu entorno, é homenageada com aplausos por parte dos fiéis que espocam foguetes em vários cantos das ruas percorridas além do badalar constante dos sinos. Observa-se a euforia dos cristãos presentes, em que se sentem satisfeitos com o retorno da virgem ao seu verdadeiro lar, que é a igreja de São Gonçalo.

Na procissão de Nossa Senhora da Assunção, o andor é conduzido por alunos do NPOR – Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva do 38º Batalhão de Infantaria de Vila Velha, enriquecendo intensamente o brilho das festividades.”






ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
© 2011, Instituto Goia - Todos os direitos reservados