» Noticias

Praça Oito de Setembro

Noticias (28/05/14)  

Imponente, é a primeira palavra que me ocorre sempre quando passo pelo Centro Histórico de Vitória e vejo o porte do relógio na Praça Oito de Setembro. Mas quando foi construído? E quem construiu?

       A Praça foi inaugurada em outubro de 1909, sendo primeiramente conhecida como Praça Santos Dumont, ela foi erguida no antigo Cais da Alfândega, numa época de inúmeras mudanças na capital, tornando-se símbolo dos avanços que ocorriam para o suposto rompimento com o passado colonial capixaba.



O relógio foi inaugurado em 1942, sendo seu construtor e montador o artista alemão João Ricardo Hermann Schorling, que além desse relógio foi responsável por outros relógios públicos construídos no Espírito Santo. Além da construção de relógios, Shorling dedicava-se também a trabalhos de artesanato em cobre, e foi construtor de duas fontes luminosas no Centro Histórico de Vitória, uma no Parque Moscoso e outra na Praça Costa Pereira, ambas inauguradas em 23 de junho de 1941.

 

Houve um tempo que permaneceu sem funcionamento por certo desinteresse e falta de alguém competente que realmente o consertasse. No entanto, em outubro de 2013, ele recebeu serviços de restauro e limpeza, voltando assim a tocar, de hora em hora, os sete acordes iniciais do Hinodo Espírito Santo, como acontecia quando foi erguido.

 

Venha para o Centro Histórico de Vitória, aprecie nossas belezas e conheça o Visitar! São 7 patrimônios monitorados das 9h às 17h de terça-feira a Domingo. Aproveite! As visitas são gratuitas!


  • Fonte:ELTON, Elmo. Logradouros antigos de Vitória. Vitória: EDUFES; Secretaria Municipal de Cultura, 1999.




ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
© 2011, Instituto Goia - Todos os direitos reservados