» Noticias

Procissão de São Benedito da Irmandade da Igreja do Rosário

Noticias (21/12/12)  

No dia 27 de dezembro de cada ano a Irmandade de São Benedito da Igreja do Rosário realiza a sua procissão pelas ruas do Centro Histórico de Vitória.

 

A história da procissão se mistura com a história de Vitória, pois a primeira irmandade de São Benedito começou a reunir-se em 1595 na ladeira da tapera na casa onde viveu os freis responsáveis pela construção do Convento São Francisco. O culto a São Benedito foi instituído no convento de São Francisco em 1743.  São Benedito era também muito querido pelos membros da Igreja do Rosário e desejavam também prestar a sua devoção ao Santo. Passou assim a existir duas irmandades devotas ao santo, mas apenas uma imagem. Para resolver esta questão decidiram que a imagem do santo passaria de 1° de janeiro até Corpus-Christi com os devotos de São Francisco e o restante do ano com os devotos da Igreja do Rosário.

Entre as festas da Irmandade do Rosário, a Regata de Santa Catarina que acontecia no dia reservado a santa, dia 25 de dezembro, era uma das mais concorridas e durava três dias, culminando com a procissão do dia 27 de dezembro em homenagem a São Benedito.

Seguindo a tradição, no próximo dia 27 de dezembro de 2012, quinta-feira, acontecerá a procissão em homenagem a São Benedito, promovida pela irmandade da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A procissão desce a Escadaria do Rosário com o guião e o estandarte de São Benedito à frente, e dela participam tanto mulheres como homens. O andor, que pesa 300kg, leva a imagem do santo pelas ruas da cidade: começa na Rua do Rosário, entra na rua Graciano Neves, vai até a Fonte Grande, segue para a Catedral onde acontece uma e depois da missa em  louvor a São Benedito. Logo após a procissão retorna a Igreja do Rosário. Esta é sem dúvida uma belíssima expressão da cultura,  religiosidade  e fé capixaba.
Então, estão todos convidados para unir-se a esta festa. 
 
No dia 27, às 10 horas da manhã acontecerá uma missa na Igreja do Rosário. A procissão acontecerá às 17 horas. Às 18 horas a procissão chegará na Catedral Metropolitana de Vitória, na Cidade Alta, onde acontecerá a missa acontecerá  a missa em  louvor a São Benedito. 
 

Excepcionalmente por causa dos preparativos para a celebração a Igreja do Rosário não estará aberta para a visitação monitorada no dia 26 de dezembro de 2012, quarta-feira véspera da procissão. Agradecemos a compreensão de todos.


 
Fonte foto: Instituto Jonas dos Santos Neves
 




ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
© 2011, Instituto Goia - Todos os direitos reservados